Governador de Santa Catarina libera comércio de rua e hotéis

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou neste sábado (11.abr.2020) que liberará a abertura do comércio de rua, hotéis e pousadas no Estado a partir de 2ª feira (13.abr.2020). De acordo com Moisés, haverá regras restritas para o funcionamento e forte fiscalização.

As medidas de restrição foram adotadas para diminuir a disseminação da covid-19 no Estado. O governador tem adotado medidas para a flexibilização do isolamento social.

Outros setores já haviam sido liberados em Santa Catarina, como lojas de chocolate, cadeia automotiva, concessionárias, farmácias, mercados, construção civil, profissionais autônomos, salões, barbearias e clínicas médicas.

No decreto que será divulgado neste domingo (12.abr), o governo estadual permitirá também o funcionamento de estabelecimentos que vendam alimentos, desde que seja adotado o sistema pegue e pague, sem o consumo no local. Outras regras de distanciamento e higienização ainda serão divulgadas.

As áreas comuns dos hotéis e pousadas deverão ficar fechadas. Escolas, academias, teatros e cinemas continuam fechados até 31 de maio. A data também vale para eventos, reuniões de qualquer natureza, como missas e cultos, casas noturnas e similares.

Apesar de permitir a abertura do comércio de rua, o governador Carlos Moisés disse que continuarão proibidas até 30 de abril o funcionamento de centros comerciais, shoppings e galerias. Durante esse período, o transporte coletivo também não estará ativo, segundo ele.

Todas as decisões são baseadas no acompanhamento diário de dados como número de casos, mortes e a projeção para os dias seguintes.

“Essas medidas restritivas estão sendo mantidas porque são atividades de alta possibilidade de contágio”, afirmou o governador Carlos Moisés em live neste sábado